-->

20 agosto 2012

Casais - Fator limitante



Esse post é o que eu chamaria de “justificativa” para minha revolta como ser humano enquanto assistia animes de romance. Ainda sim, são um mal necessário para minha vida, que eu ainda gosto muito, apesar dessas desilusões com os animes de romance. Porém, mesmo as coisas que gostamos também possuem defeitos, e aceitar sua existência é parte do “gostar”.

Não é de hoje que algumas pessoas percebem que certos animes de romance (ou com alguma pitada do gênero) poderiam ter seu casal formado muito antes do ponto do enredo em que ele ocorre. Muitas vezes o clima entre o casal acontece de maneira tão natural e as coisas fluem tão bem em um único episódio que parece que não vai demorar muito até que haja um show de “lovey dovey” (casal meloso). MAS, sempre há um fator que os impede. O fator pode variar desde a família do casal, até mesmo um mero problema de hemorragia nasal.


Agora vamos aos exemplos, desta vez peguei títulos conhecidos (diferente de quando eu fiz o de “amores não correspondidos”).


- Love Hina – “Tsunderes...”


Sobre o anime: Genericamente falando, Love Hina é um anime sobre um vestibulando, Urashima Keitaro, tentando entrar na universidade de Tokyo para cumprir a promessa que fez em sua infância com seu primeiro amor. Porém, acabou tendo de aceitar o cargo de gerente de uma pensão só de garotas, propriedade de sua avó. Por fim, acaba se apaixonando por uma das moradoras, Narusegawa Naru, que também é uma vestibulanda.

Fator limitante: Novamente, há várias definições de “Tsundere” no fandom (para mais informações assistam Lucky Star). Porém, Naru, a protagonista feminina deste popular shounen-harém , segue o padrão de “não gosto que ele (Keitaro, o protagonista) olhe para outras garotas, mas se ele chegar perto de mim, eu bato nele (literalmente)”. E isso faz dela o fator limitante da relação. Ela gosta muito do Keitaro e ele dela, mas ela não deixa ele se aproximar. Ela também não deixa que outras garotas se aproximem dele, ou seja, entra no paradoxo de “pegar e largar” a todo momento.


- Seto no Hanayome – “A família da noiva”


Sobre o anime: Assim como Love Hina, também um shounen-harém, só que mais focado em paródia e piadas pastelão bem aleatórias (e engraçadas). Acho que foi um dos animes mais engraçados que já assisti (junto ao meu colega Jeguy_Hope). A história é de Michishio Nagasumi, um jovem desajeitado que certo dia, durante suas férias, quase se afogou na praia, e no momento de maior desespero, foi salvo por uma sereia, Seto Sun. O problema é que isso acaba resultando num casamento forçado entre os dois (a situação é complicada, sugiro que assistam o primeiro episódio do anime para entenderem os detalhes). O maior vetor cômico do anime são as tentativas externas (da família da noiva) de tirar a vida (literalmente) do protagonista.

Fator limitante : Geralmente costumo me incomodar com os “intrometidos” em animes que atrapalham a relação do casal principal, mas este fator limitante é o que faz o anime brilhar. Nagasumi quase foi devorado por tubarões, morto por envenenamento, fuzilado, etc. Só que tudo isso de maneira cômica. Eles podem evitar que o casal principal se aproxime, mas são o que fazem o anime ser incansável e muito engraçado.


- Lovely Complex – “O casal de comediantes”


Sobre o anime: Uma das comédias românticas mais populares. Qual fan de comédias românticas que não se apaixonaria por este diferente casal, onde o menino, Otani, é baixinho e a menina, Koizumi, é (muito) alta?

Fator limitante: Aqui é simples. A princípio, só a Koizumi sente algo pelo Otani, já que o garoto nunca cogitou na idéia de namorá-la. Com o desenvolvimento da história, as coisas vão mudando, mas devido ao estereótipo de casais criados pela sociedade, fica difícil para as pessoas de fora e eles levarem tal relação a sério.


- Spice and Wolf – “Perco o clima, mas não perco a piada”


Sobre o anime: A jornada do mascate, Craft Lawrence, e da Deusa pagã Holo. O primeiro, um homem com vasto conhecimento em economia e negociações, a segunda, uma Deusa com uma lábia e conhecimento (literalmente) divinos. Apesar de serem muito diferentes, ambos formam uma dupla quase imbatível nos negócios e, aos poucos, vão se aproximando e formando um dos melhores casais de animes.

Fator limitante: Uma palavra, o mau hábito da Holo de tirar sarro do Lawrence é o que limita este casal. É uma ocorrência bastante frequente no anime. As vezes os dois começam a se aproximar, mas ela acaba sempre tirando sarro da ingenuidade de Lawrence, que é inexperiente com relações amorosas, e acaba gerando um certo distanciamento. Salvo algumas pequenas ocasiões, quem sempre estraga o clima do casal é a Holo (apesar de sua lábia e comentários sarcásticos serem sua característica mais marcante).


- Mayo Chiki – “Perdi muito sangue... (de novo)”


Sobre o anime: Jirou é um jovem normal que possui a famosa “alergia a mulher” (já vista antes em DNA, mas eu prefiro Mayo Chiki). Isso é o que faz com que ele descubra o segredo do aluno/mordomo mais popular da escola, Subaru. Que é o fato dele ser UMA GAROTA. Os dois acabam fazendo um acordo, no qual ambos guardam o segredo um do outro, só que, com alguns detalhes a mais (assistam o anime para mais informações) colocados no enredo para o bem do fan-service.


Fator Limitante: A relação de Jirou-Subaru flui muito bem e muito rápido. Diria eu que ambos formariam um belo casal em apenas dois episódios se possível, mas sempre que algo entre os dois está prestes a acontecer, Jirou sofre de hemorragia nasal e desmaia por perda excessiva de sangue.

6 comentários:

  1. Olá Kico7!

    (Fragmento Um: EDs de Hatsukoi Limited e 'Suisai Candy' de Mashiro-Iro Symphony,Opiniões relaxadas dos 3 primeiros exemplos + Notas no decorrer da mensagem.)
    Para iniciar a conversa,retorno às duas músicas da intérprete Marble que mencionou em resposta ao meu segundo comentário -não na ordem em que 'os publiquei' - no comentário do post seu de '24 junho 2012 Kimikiss - Pure Rouge(TV){http://raiburari.blogspot.com.br/2012/06/kimikiss-pure-rouge-tv.html#comment-form}':
    ** Canção número um,"~Hatsukoi Limited ending full~" = Canção homônima do anime "Hasukoi Limited",como pude conferir.Tem um ritmo bem jovial e mesmo sendo para o anime do estúdio J.C.Staff para 2009 lembra muito do que se tem do ritmo POP iniciado nos idos dos anos 80,ademais com refrão energético e guitarra + bateria em curtos e crescentes cadenciamentos se tem para as meninas vestidas de empregadas(Vide a imagem do vídeo que usei: http://www.youtube.com/watch?v=x_klUi0lzmY) uma música difícil para se esquecer.
    _ Nota: Pelo encontrado numa breve procura,http://www.mp3.animaniaclub.com.br/download/mp3-anime/Hatsukoi%20Limited/,Marble canta[como sabe] mais encerramentos,como o "Gensou no Basho,Sorezore no Michi no Ue(ED2)" e "Sora ni Mau(ED3)";visto que num anime com 6 heróinas é comum mais encerramntos. XD
    ** Canção número dois,"Mashiro-Iro Symphony ending theme full (Suisai Candy by Marble)" = 'Suisai Candy' do vídeo que usei,http://www.youtube.com/watch?v=EZ2wAV-D_cQ,
    já dá a ideia pelo traço das garotas de ser uma adaptação originada de jogos(PC,PSP) no estilo das Visual Novels;só não tinha certeza que vinha ainda juntamente do gênero Eroge.Voltando a música,os trechos "meio falados/meio musicados" promovem uma boa combinação ao resultado final dessa relaxante/agitada 'baladinha pop'.

    E doravante falando dos famosos exemplos,meus comentários sseus comentários:
    ¨1¨ - Love Hina – “Tsunderes...”
    Um dos animes mais famosos televisionados nessa Terra Tupiniquim,um vestibulando duro{Imagina! ;]} tendo que bancar sua vida de estudante à la nerd(pelo menos na cara)numa cidade("metropóle") caríssima como Tokyo.Só sendo um banana como ele para aguentar a TPM(Tensão Pré-Menstrual) de Narusegawa Naru[Pensando bem,pelas segundas e demais colocadas intenções se aguenta um bocado. ;)].E no processo das mudanças de humor,Urashima Keitaro ou simplesmente Keitaro dá aquele significado novo a expressão "Sair voando..." sempre que leva um sopapo caprichado.

    ¨2¨ - Seto no Hanayome – “A família da noiva”
    "Seria trágico se não fosse cômico",a quantidade de situações aleatórias de tentativas de asassinato no estilo incansável de Willy Coyote à caça de Papaléguas certamente fez a alegria tua e de Jeguy Hope,e por ventura de tantos outros mais que aceitem/apreciem uma tragi-comédia.
    No caso de Michishio Nagasumi,não seria somente chamar o genro para morar na casa dos pais da noiva,pois humanos,diferentemente de sereias não sobrevivem sem respirar ao imergir por muito tempo(Isso se nenhum fator sobrenatural-não precisa entrar em detalhes- for envolvido nesse rolo amoroso extremamente enrolado.)
    _ Sugestão: O vídeo http://www.youtube.com/watch?v=6tub7KDCZRI,"Coyote e Papaleguas em Sobrevivi",é um exemplo narrado interessante,sendo,como dito na descrição do
    mesmo,premiado no Festival de Nova York de 2010!

    ¨3¨ - Lovely Complex – “O casal de comediantes”
    Tratando-se de diferenças de altura e peso: O cara é baixinho e gordinho no estilo nerd impopular,e a guria é alta,magra,tem senso de moda e opostos mais em relação a ele.Hajam piadinhas daquelas de uma linha só,"Ela é tão alta,mais tão alta que..." ou "Ele é tão baixo,mais tão baixo que...",além daquelas tipo: "É seu irmão mais novo?","Está saindo com a sua mãe?","Menores não podem entrar desacompanhados.",girafa(para ela),salva-vidas de aquário(ele)...Finalizando,candidato vencedor ao bullying do anime. :P


    Au revoir!

    ResponderExcluir
  2. Olá Kico7!(Pela 2ª vez)



    ¨4¨ - Spice and Wolf – “Perco o clima, mas não perco a piada”
    Bemmm,tem casal que sempre tira uma(ou MUITAS E MUITAS E MAIS AINDA) com a cara da sua 'cara metade' e diz "sempre estar numa boa";se é que esse tipo de relação se apresentaria realmente saudável.ANYWAY,a deusa Holo exalaria(de certa maneira) sensualidade como os feromônios se espalhando pela atmosfera no momento que está pintando o tal clima(a química,como se diz),porém da mesma forma,ela rebaixaria Craft Lawrence minando a confiança dele.
    ¬ Conclusão: O que não rolou com outras,não vai rolar(Colocando-se "com Holo" após "não vai rolar" saíria um trocadilho daqueles... =P) se ela não tomar a iniciativa,no entanto como meio-loba que é talvez se interesse 'por uma atitude mais selvagem da parte dele'[Dúvida reticente...].
    ¬ Question: Tens certeza que é na real um casal de verdade?Alguns alegam ser só uma tentativa frustrada do anime em induzir o povo a acreditar num romance de araque[fake].

    ¨5¨ - Mayo Chiki – “Perdi muito sangue... (de novo)”
    Imaginando só acena: A "mulher('aluno/mordomo') traveco" que é descoberta porque ele teve um ataque alérgico digno de transfusões perante alguém que deveria ser do sexo masculino...Saquei!^_^ Então,a solução é um acordo[Tenho medo desses acordos escabrosos/absurdos nos animes. o.O].
    Consultas ao hemocentro mais próximo,chamadas 192 ao SAMU{Serviço de Atendimento Móvel de Urgência} e repressões das excitação sexuais à vista(ou não,dependendo da situação,como sempre XD) em adolescentes como os hormônios em ebulição.
    - Observação: Como citou DNA,'I BELIEVE' não o ter concluído(reticências).

    § últimas Conclusões :
    Em relação ao post,percebo que destacou de modo devido -Parágrafos,Títulos e Sub-títulos;"Ilustrações" que representam o eixo das informações de cada caso,sendo em "- Mayo Chiki – 'Perdi muito sangue... (de novo)'" de maneira meio subjetiva a primeira se referiria a estarem de acordo com a guarda do segredo de ambos,e a segunda um daqueles momentos que precedem aos fortes espirros de sangue das célebres hemorragias nasais;e sem esquecer da exposição básica dos contextos,'Sobre o anime:',e o impedimento que inspira o post com "Fator Limitante:".Os meus pórens são do ponto de vista interpretativo,mas permeiam caráteres em determinados aspectos "subjetivos",ou seja,os motivos 'pressupostos' não levantados que fazem o casal não concluir a parada,tais como =

    1- Se as situações fossem resolvidas tão velozmente acabariam as histórias.

    2- Os personagens só tem a vida deles para aprenderem como lidar com 'as coisas de romance' e sem ensaio vão aprendendo praticando mesmo.

    3- Público alvo a quem se direcionam os motes do gênero romance,pois ainda que quem os produza,mangakas e afins,tenham possiblidades maiores de fechamento,há de não se esquecer que tudo isso também faz parte duma indústria.

    Em suma,uma aparente espontaneidade (maior neste caso?) e um estilizar ao redigir esse enunciado se refletiu na sua exposição dos ilustres conhecidos.E ao revisitar "http://raiburari.blogspot.com.br/2012/05/amores-nao-correspondidos-kataomoi.html" se nota que de exemplos os animes também estão cheios.E como incentivo e proximidade,1 ponto para 'ÓTIMO' em seu texto leve ao tratar do trágico+cômico. =]


    Au revoir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anônimo.

      Sobre Holo e Lawrence, eu não sei o que os fans crentes na "teoria da conspiração 2" dizem, mas se fizermos uma interpretação bem direta, sem malícias e segundas intenções do final da segunda temporada, acho que é possível sim afirmar que eles são um casal. Afinal, ambos saem de mãos dadas rumo a uma jornada de tempo indeterminado.


      Sobre as considerações finais. Acho que seria interessante se houvesse uma abordagem maior das histórias no "pós-confissão", ou seja, na relação em si do casal, mesmo que de maneira idealizada. Alguns exemplos seriam Ef - a tale of Melodies, Clannad After Story, Itazura na Kiss e MAshiro-iro Symphony. É algo não muito presente nos romances em animes, mas que nas poucas vezes utilizado achei que ficou muito bom.

      E obrigado pela gentil e considerativa avaliação. Até logo, Anõnimo, nos vemos próximo domingo aqui neste mesmo blog!

      Excluir
  3. eu acredito que animês de romance devem seguir uma regra-padrão: 1. garoto ou garota se apaixona;2. Eles passam por sérias provações para ficarem juntos: elas não se gostam no começo,brigam,se desentendem,se separam;3. Eles finalmente ficam juntos.

    o caso é que isso requer paciência do expectador. não curto.mas,assisto alguns ^^ ~meu mal~
    @blogabs | Blog Abs | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho interessante sua proposta, apesar de ser raramente abordada em romances em animes, ja que raramente a relação entre o casal COMEÇA. Acho que não requereria muita paciência, já que há exemplos como Bokura Ga Ita, em que o maior obstáculo para que a relação deles se mantenha é o próprio egoismo de ambos, e é um anime de apenas 24 episódios.

      Excluir
    2. Olá Suzi!


      Sem querer apenas te apontar ou coisa parecida,o contexto de que descreveu está para comédia romântica,gênero abaixo e combinante de comédia e romance,e não romance em si,como sugere a generalização em etapas.E comédia romântica se enquadra bem em muita coisa daquele inglês que ninguém ninguém conhece,escreveu...WILLIAM SHAKESPEARE.

      "Haja paciência ou empatia" para aturar a verdade que está na cara,mas os envolvidos insistem em tapar com a peneira(Seu termo '~meu mal~'... é de um paradoxo -risos-)...Ah!E te reconheci dos comentários no Elfen Lied Brasil(Quase certeza que de lá também),No Acrossthestarlight,daqui no post de Kimi Kiss~Pure Rouge;e lembro até de ter lido uma matéria sobre aversão a abraços.E se entendi o que "divagaram" significa,seu "site de multiplicidades" está bombando.


      Bye!

      Excluir