-->

14 julho 2011

Temporada anterior (primavera): The world God Only Knows I e II



- Nomer: Kami nomi zo Shiru Sekai I/II
- Autor: Tamiki Wakaki
- Estúdio: Manglobe
- Ano: 2010/2011

OP:
  1. God Only Knows Daisanmaku (por Oratorio The World God Only Knows)
  2. A Whole New World God Only Knows (por Oratoria The World God Only Knows)
ED:
  1. Koi no Shirushi (Dubladoras das heroínas)
  2. Ai no Yokan (Dubladoras das heroínas)

Keima Katsuragi por Hiro Shimono
 
Um gênero que sempre esteve presente no mundo da animação japonesa e que até hoje perturba seus mais cults apreciadores é o harem, porém, existem séries que fazem uso deste principalmente para contrariar sua ideia básica, como ocorreu em kami nomi zo shiru sekai (ou The world god only knows/ the world only god knows).

Elsie por Kanae Itou

Kami nomi zo shiru sekai é um anime baseado num manga homônimo, que já possui mais de 13 volumes lançados, e conta a história de Keima Katsuragi, um nerd que recebeu o título de DEUS DA CONQUISTA após conquistar mais de 1000 garotas 2D, sim, heroínas de Visual Novels. Fica bem perceptível que ele não é um mocinho convencional, principalmente por viver totalmente fora da realidade ao afirmar que o mundo é apenas um jogo problemático.

Ayumi Takahara por Ayana Taketatsu

A história é a seguinte, Keima ficou tão conhecido que até o submundo acreditou que este fosse realmente o Deus da Conquista e lhe enviou um e_mai propondo que conquistasse garotas, Keima, se sentindo desafiado, aceitou, foi então que apareceu Elcie de lute Ima (Kanae Ito), uma “jovem” e fofa demônia enviada para ajuda-lo em sua jornada, porém, ele não sabia que teria de conquistar garotas reais, e ela que ele não passa de um simples humano. Para piorar a situação, ambos perderão, literalmente, suas cabeças se não cumprirem com o contrato.

Mio Aoyama por Aoi Yuuki
 
A pergunta que fica é: por que conquistar garotas? Bem, várias almas fugiram do inferno e se esconderam no mundo humano, mais precisamente no coração de garotas inseguras, o trabalho de Keima é preencher o vazio em seus corações para que as almas saiam e assim Elcie possa as capturar, fazendo-as, em seguida, perderem suas lembranças da relação que tiveram com ele. Ao contrário do que aparenta, Keima consegue compreender as garotas muito bem e com o tempo passa a rejeitar menos o mundo real.

Kanon Nakagawa por Nao Toyama

Em geral, cada arco, focando em uma nova heroína, recebe uma quantidade igual de episódios, é interessante ver como o autor brinca com os estereótipos delas, abordando desde a atleta (Ayumi), até a garota dos livros (Shiori), e é claro, colocando uma pitada de humanidade em cada uma (ou “Bug”, como diria Keima). Outro detalhe é que todas elas fogem, de alguma forma, da realidade e Keima, justamente o nerd que a renega, tem de fazê-las voltarem ao mundo e encararem suas adversidades.

Shiori Shiomiya por Kana Hanazawa

O elenco de dubladores foi muito bem escolhido, para os protagonista, Hiro Shimono incorpora perfeitamente a atitude arrogante e calculista de Keima, Kanae Itou brilha com sua fofura e meiguice interpretando Elcie. Para o restante, temos nomes conhecidos como Kana Hanazawa que faz Shiori, Ayane Taketatsu como Ayumi,  Saori Hayami como a demônia Haqua e muitos outros.

Kusunoki Kasuga por Ami Koshimizu
 
Toda esta receita, somado a uma tranquila e alegre trilha sonora e uma animação cheia de detalhes, torna o anime extremamente agradável de assistir. O que pode ter desagradado a muitos é a velocidade dos arcos, que em vários momentos são corridos e acabam deixando a relação Keima x Heroína um tanto quanto artificial e “sem sal”, mas isso não faz com que a série deixe de ser divertida.

Haqua por Saori Hayami

Nota: Ficou claro que a série não acabou ainda, o mangá ainda está sendo exibido e faltam muitas heroínas para o anime chegar lá. Para a alegria dos fãs, um novo OVA será lançado em setembro deste ano e virá com dois episódios inéditos.
Edit: Análise do OVA Aqui
Chihiro Kosaka por Kana Asumi
 
Opinião pessoal:
Recomendo este anime especialmente para os amantes de uma boa comédia romântica com histórias curtas e objetivas. Se procura algo que vá mais longe na relação de um casal e tenha uma carga dramática maior, sugiro que assista outra coisa.


Jun Nagase por Aki Toyosaki

Gostou? Assista também: Amagami SS

5 comentários:

  1. Primeiramente adoro essa série e curti bastante a postagem, mas admito que o motivo principal de meu comentário é outro. Como não encontrei nenhuma parte específica de contato resolvi fazê-lo através da postagem. Eu sou o Kyon do blog Anime Portfolio e gostaria muito de firmar uma parceria com o Raiburu, lembrando que o link de seu blog já figura entre a lista de links recomendados do meu independente de sua resposta, mas gostaria muito mesmo que fosse positiva. Qualquer coisa pode utilizar meu twitter @AnimePortfolio ou e-mail bloganimeportfolio@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Kyon, primeiramente agradeço pelos elogios, já mandei um e_mail de resposta, mas de um jeito ou de outro, eu aceito a parceria, obrigado pela proposta.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua postagem ^_^ Tava dia desses mesmo pensando em como Kami nomi recebe pouca atenção dos blogs de opinião, ainda que seja um anime muito bem aceito pela "crítica" e otakus. Um ponto muito bem destacado em seu texto; a fuga da realidade das heroinas e o contraponto que isso faz com a "fuga" do Keima. Inclusive, queria trabalhar uma matéria em cima disso, mas cadê disposição? Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Primeiro de tudo quero agradecer o comentário, nunca imaginei que blogueiros conhecidos como vocês viriam a ler meus textos, XD.
    Ultimamente eu tenho postado sobre séries que são pouco comentadas nos blogs que conheço, e Kami Nomi zo Shiru Sekai é uma que eu penso merecer essa atenção especial.
    Sobre a atitude do Keima e das garotas, a princípio eu não havia percebido, digo, a do Keima é óbvia desde sempre, mas a das garotas eu parei para reparar melhor depois do arco da Chihiro.

    ResponderExcluir
  5. "Saudação informal" a Kico7!


    - Impressões gerais de "The world God Only Knows I e II" :

    # Aberturas & Encerramentos =
    * OP
    1-God Only Knows Daisanmaku(por Oratorio The World God Only Knows em http://www.youtube.com/watch?v=28tfVb5H140): Em ritmo melodioso de uma Dance Music a animação mostra o passeio pelo mundo digital nas trilhas dos circuitos,apresentação a uma personagem de fantasia e "o mundo real".O protagonista do que induziria a um harém se não tem o controle de tudo isto...denota ciência sobre o demonstrado.
    2-A Whole New World God Only Knows(por Oratoria The World God Only Knows em http://www.youtube.com/watch?v=TGYPVxYGJB4): Também em ritmo melodioso de uma Dance Music denota uma imersão de forma altamente psicodélica e bem mais profunda no "mundo digital" para no fim colocar o garoto na figura de uma divindade(anjo..? o.O).
    * ED
    1-Koi no Shirushi(by Dubladoras das personagens): Com a fofura da 'banda' de dubladoras/cantoras se apresenta um Pop dançante tendo o mundo em suas mãos e controlando a vida das meninas representadas em cada estação do ano.
    2-Ai no Yokan(by Dubladoras das personagens): Num clima de piquenique o continuado ritmo em Pop dançante prende a atenção ao desenho que seria formado com a mistura das tintas e (para "alguns")os perfis já conhecidos para aquelas jovens moças.


    # Enredo =
    Keima Katsuragi entra para um jogo que não "detonou" e que conta com consequências reais envolvendo sua estranha habilidade virtual de "Don Juan das Visual Novels[ Não entendi muito bem no que isto poderia ser romanticamente um grande feito, BUT ANYWAY é o que faz a roda da estória girar.E então assim começou o anime daquele termo da 'My Waifu!(risos)' ]".Mas deve ser mais que isto que faria esta série ter mais visibilidade e não apenas se manter como mais um produto genérico no mercado da animação,entre os quais motivos poderiam se citar também com interpretação minha: Personalidades com predicados já reconhecidamente atraentes aos otakus com estes focos,porém sem a rasidão do pleonasmo psicológico delas;evolução dele[Keima Katsuragi] para transitar da "Nerdice" ao Convívio Social,e delas(as tais 'heróinas' deste enunciado)quando se abrem para ao se permitirem serem conquistáveis;o multi-colorido presente etc.Já por outro ponto de vista se teria umas derrapadas que assinalou ali acima onde se correram mais do que o devido em alguns arcos,onde poderiam ter até teoricamente esticado/desenvolvido mais para não ficar com clima de "feito às pressas e meio nas coxas".Enfim,menos parcialidade(esta que parece ser uma das malezas deste gênero) em determinados momentos.

    # Postagem vossa =
    Nesta review impôs alta organização & objetividade nas informações,além de consistentes dados adicionais que poderiam/seriam relevantes para entender mais apropriadamente os contextos.Em resumo,foi feliz em demonstrar o exotismo/'irregularidade encantadora' que viria a permear "The world God Only Knows I e II ",entretanto pecou no já mencionado em outra ocasião,uso das vírgulas,que fariam de sua 'redação' mais fluente do que foi.
    E por aproximação marcado como "Ótimo". ;-]

    P.S.:
    1_Não li com o devido cuidado os posts de Joyota,porém o que aconteceria se viesse a comentar.
    2_Parece não estar tendo tanto tempo para o blog.Quer que pare de comentar para te poupar 'trabalho' etc? =)

    Bye!

    ResponderExcluir